• Habilidades
    • Sou imbuído de espírito criativo e talento artístico
    • Tenho considerável habilidade no design gráfico institucional
    • Possuo visão empreendedora e pró-atividade
    • Pratico liderança motivadora e comunicação inteligente
    • Sou hábil com música e instrumentos musicais
    • Sou hábil compositor
    • Sou hábil redator publicitário
    • Sou hábil em planejamento estratégico
    • Me considero flexível, resiliente e adaptável a diferentes situações e ambientes
    • Hábil desenvolvedor de relacionamentos estratégicos
    • Hábil em gestão empresarial
  • Formação
    • 2016 Certificação Internacional SOAR

    Identificação de Perfis de Personalidade e Comunicação

    • 2012/2014 ESPM

    MBA em Comunicação e Marketing

    • 2011 SEVEN

    Formação em Illustrator, Adobe Indesign, Photoshop, Interface para Web, Macromedia Dreamweaver, Flash Animado, Game Design, Flash Game, Autodesk Maya, Premiere, Encoder, After Effects, Projeto Digital.

    • 2007 / 2010 SENAI RJ

    Formação em Design Gráfico pelo Centro de Artes Gráficas SENAI RJ

    • 2005 / 2009 Universidade Estácio de Sá.

    Administração de Empresas

    • 2003 / 2007 Escola da Música Villa Lobos.

    Música e Instrumento.

    • 2001 / 2003 Universidade Estácio de Sá.

    Direito – 5 períodos completos.

    •  1997 / 1999 CEFLU – Colégio de Aplicação da Faculdade.

    Técnico em Administração de Empresas

    • 1995 / 1997 JGCM School Of Music.

    Música Contemporânea – Guitarra Elétrica

    • 1992 / 1993 Oficina de Desenho Daniel Azulay

    Desenho Artístico e Ilustração

  • Experiência: TRIBO

    Empresa: TRIBOCOM GROUP COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE LTDA
    Cargo: CEO Criativo
    Período: 2010 – Atual
    Experiência:

    Após uma longa jornada de trabalhos ligados a departamentos de marketing, criação e comunicação, atuando em empresas dos segmentos de telefonia, turismo, seguros e planos de saúde, atuando em projetos de criação de programas de identidade visual de empresas, produtos de diversas áreas, projetos de internet, sites, hotsites, peças publicitarias para web, impressos de diferentes tipos, modelos e materiais, após capitalizar bom relacionamento com o mercado e experiências valiosas em diversos projetos nos segmentos de criação e produção gráfica, encarei o desafio de fundar a Tribocom Grup, ou Tribo de Comunicação, agência de criação, design e publicidade.

    Em 8 (oito) anos de jornada, tivemos a felicidade de atender projetos de empresas e entidades de governo como: Furnas, Aeronáutica, Marinha, Associação de Hotéis, Rio Convention & Visitors Bureau, Rede de Drogarias Expressão, Rede Protel de Hotéis, Grupo Garcia de Hotéis, Universidade Federal Fluminense, e muitos outros.

    Como diretor de criação da agência tenho a felicidade de participar diretamente de projetos ligados à:

    • Produções audiovisuais para documentários
    • Roteiro e direção para filmagens
    • Criação e desenvolvimento de sites institucionais para empresas
    • Programa de Identidade Visual
    • Marca/Empresa ou Produto
    • Manual de Uso e Aplicações de Marcas
    • Ilustrações
    • Criação / design de produtos e embalagens
    • Criação e editoração de impressos, manuais, jornais e revistas
    • Produção gráfica de folheteria institucional, peças de divulgação, outdoors e indor
    • Consultoria para nomes e marcas de empresas
    • Formatação e comercialização de espaços publicitários web
    • Contratos de gestão de conteúdo web
    • Contratos de gestão de marketing digital para redes sociais
    • Gestão de campanhas de e-mail marketing
    • Projetos de sinalização para empresas, hotéis e condomínios
    • Criação de Campanhas Publicitárias
    • Roteiros comerciais
    • Slogans de campanhas
    • Vinhetas para Internet
    • Anúncios para Impressos
    • Planejamento em Tecnologia para briefing, fluxograma, wireframes
    • Criação e usabilidade para web interfaces, sistemas e newsletter
    • Desenvolvimento em TI para PHP/ NET/ ASP/ CSS/ JS/ . E-commerce . CMS . Flash . Action Script
    • Marketing digital para Social media, Google Adwords e SEO
    • Resultados e estratégias baseado em analytics
    • Mídia promocional em seus diferentes formatos

    CLIENTES ATENDIDOS PELA AGÊNCIA:

    • Aeronáutica
    • Marinha
    • Furnas
    • Rede Protel de Hotelaria
    • ABIH-RJ – Associação Brasileira da Industria de Hotéis
    • Associação Brasileira de Telecomunicações
    • Rio Convention and Visitors Bureau
    • Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
    • Asanp – Associação dos Servidores da ANP
    • Clube dos Corretores de Seguros do Estado do Rio de Janeiro
    • Hotel Miramar
    • Hotel Rio Design | Copacabana
    • Hotel Rio Aeroporto | Galeão
    • Sindicato dos Hoteleiros do Estado do Estado do Rio de Janeiro
    • SindHotéis – RJ
    • Tiffany’s Ipanema – Residence Service
    • Grupo Mc Flats
    • Chamo Telecom
    • M+ – Assessoria Jurídica
    • Azzurra Seguros
    • Pedro Mello Seguros
    • Drogarias Expressão
    • Vhia Saúde Gestão de Planos de Saúde
    • Becape Automação Industrial
    • Faloo – Tecnologias Sociais
    • Prime Security
    • Jungle Gym Brasil
    • Ox Ambiental
    • Terranova Projetos Sociais e Ambientais
    • RNV Projetos de Sustentabilidade
    • ABRAÇÃO – Associação Luiz Ramos Natan Stamfater
    • Flamaster – Time de Masters do Flamengo
    • Capim – Selo Verde
    • Grupo Promove
    • Primor Cargas
    • Austrália Logistica
    • IZIBOX – Self Storage
    • Systems Log
    • Cialar – Imobiliária
    • Katia Chalita – Personalidade Pública
    • Tottal Life – Suplementos Nutrigenômicos
  • 2015 - Diretor de Marketing - Ação Jovem Brasil

    Empresa: Ação Jovem Brasil
    Cargo: Diretor de Marketing
    Período: 2015 – 2017
    Experiência:
    Minha missão foi fazer com que os canais de comunicação eletrônica da ONG alcançassem números relevantes para tornar a entidade uma autoridade no quesito Educação Cidadã, além da promoção da cidadania, por meio da geração e divulgação do Índice de Transparência Parlamentar, que após nossas ações, foi replicado por diversas cidades, como: Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Rio Grande do Sul. Em nossas ações de comunicação e marketing foi possível estabelecer pontes com escolas públicas e particulares para a promoção de palestras sobre o tema cidadania, num momento tão relevante em que trabalhamos com o resgate dos valores de base de uma sociedade forte e sustentável no Brasil. Deixamos como legado, a chance da grade Educação Cidadã incorporar os currículos escolares de escolas de nível médio. Além disso, desenvolvemos o aplicativo Tô de Olho, já baixado por milhares de pessoas no Brasil. Esse aplicativo foi criado com o objetivo de tornar o Índice de Transparência Parlamentar acessível a todos que façam uso de um dispositivo móvel como smartphones e tablets.

  • 2014 - Diretor de Marketing - Instituto Manguezais

    Empresa: Instituto Manguezais
    Cargo: Diretor de Marketing
    Período: 2014 – 2015
    Experiência:
    Fui responsável por desenvolver as ações de comunicação do instituto voltado para a educação ambiental e o resgate de áreas tipicamente de mangues nas regiões da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Fui responsável por estruturar três eventos de exposições fotográficas com enfoque nas transformações de áreas de mangue em função de ações humanas de impacto significativo no meio ambiente. Juntamente com minha equipe, desenhamos a identidade visual, estabelecemos a persona do Instituto Manguezais, seu estilo de comunicação e material de comunicação e marketing. Atuamos positivamente em ações que deram publicidade aos projetos promovidos pelo Instituto, principalmente os relacionados com educação ambiental. Em parceria com empresas privadas, e com a simpatia da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, promovemos visitas em áreas de mangue levando alunos de escolas públicas para conhecerem a bio diversidade de áreas abraçadas pelas comunidades residenciais das regiões da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. Por conta da repercussão positiva que alcançamos, foi possível alcançar o envolvimento de empresas privadas nas iniciativas de educação ambiental e práticas de recuperação de bioma dessas regiões.

  • 2013 - Diretor de Comunicação - ABTELECOM

    Empresa: ABTELECOM – Associação Brasileira de Telecomunicações
    Cargo: Diretor de Criação
    Período: 2013 – 2015
    Experiência:
    Durante 2 anos fui responsável por reposicionar a comunicação da entidade,  alinhando a necessidade de resgatar a importância de uma entidade com mais de 70 anos de existência e seus feitos históricos na promoção de pesquisas e avanços tecnológicos no mercado das telecomunicações, com as oportunidades de conectar negócios e oportunidades no Brasil, América Latina e Europa. Enquanto Diretor de Comunicação, minha responsabilidade foi modernizar as ferramentas de comunicação. Selecionamos excelentes profissionais nos campos do design institucional, comunicação eletrônica e redes sociais. Contamos com o apoio de estudantes de geografia e publicidade para promover nossa mensagem. Liderei um time de dez profissionais e cinco estudantes com o objetivo de reascender a importância da entidade, tornando-a uma referência no mercado das telecomunicações, como fonte de pesquisa e oportunidades de negócios. Um de nossos grandes feitos durante esse período, foi a promoção do projeto de lançamento do primeiro satélite geoestacionário de defesa e comunicação estratégica, recentemente lançado a órbita, exatamente no dia 04 de maio de 2017. Esse projeto contou com o nosso apoio de comunicação e marketing para ganhar notoriedade e acontecer.

  • 2012 - Memórias - III COMAR FAB

    Empresa: AERONÁUTICA – III COMAR
    Cargo: Diretor de Criação
    Período: 2012
    Experiência:

    Fomos responsáveis pela consolidação do Livro Impresso do Projeto Memórias, liderado pelo Major Edson do III COMAR. Nosso trabalho consistiu em criar a identidade visual do projeto, estudo tipográfico, definição de estilo, pesquisa e seleção de fotografia, diagramação e supervisão de impressão e montagem da galeria de arte. O projeto Memórias foi exibido por 3 anos e contou com nosso apoio de arte por todo o período.

  • 2010 - Escola Nossa Praia - Furnas

    Empresa: FURNAS
    Cargo: Diretor de Criação
    Período: 2010
    Experiência:

    Fui responsável por criar o nome e o conceito de arte do projeto de Ação Social de Furnas, empresa brasileira de energia. Chamamos o projeto de Escola Nossa Praia. O projeto consistiu em transformar a necessidade de incrementar práticas de conservação e ecologia no currículo escolar de escolas públicas da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Dos materiais gerados por esse projeto, listamos:

    • Consultoria de comunicação
    • Nome
    • Marca e identidade visual
    • Material de comunicação
    • Flyers de ivulgação
    • Livro registro
    • Filme ocumentário
    • Direção de arte
    • Direção do filme
  • 2006 - Comunidade Cristã Semente do Amanhã

    Empresa: Comunidade Cristã Semente do Amanhã
    Cargo: Voluntário como Supervisor de Setor, Diretor de Arte, Diretor de Criação, Músico e Palestrante
    Período: 2006 – 2012
    Experiência:

    Uma das maiores experiências que tive no desenvolvimento de potenciais e habilidades, principalmente relacionamentos e vínculos fortes, liderança por motivação, criatividade e que pelo óbvio, a comunicação é feita para tocar as pessoas.

    Na minha passagem pela Comunidade Cristã Semente do Amanhã, fui responsável por criar o projeto de marca e identidade visual da entidade e de todos os eventos sazonais. Compus um musical de Natal com sete canções chamada “Bem-vindo Rei” e um musical de Páscoa chamado “Ele Vive Eternamente” também com sete canções. Compus canções de eventos para pais e mães, crianças e temas livres. Participei da elaboração de peças de teatro e como ator. Ministrei palestras sobre liderança, sobre comunicação e design cristão. Liderei a equipe de criação e arte da entidade durante quatro anos. Fui responsável por implantar células, ou grupo de vida, em comunidades carentes da Zona Sul do Rio de Janeiro, participando ativamente da recuperação de pessoas com problemas com drogas e com a prática de crimes. Formei dezenas de pessoas para multiplicarem uma boa mensagem de esperança. Lancei cinco líderes de células e supervisionei 21 células em comunidades carentes.

    Papéis desenvolvidos:

    • Ator teatral
    • Músico
    • Compositor
    • Redator
    • Líder de Célula
    • Palestrante
    • Supervisor de Setor
    • Diretor de Arte
    • Diretor de Criação
  • 2006 - Diretor de Arte - Infinite Card (Clube de Vantagens)

    Empresa: Infinite Card (Clube de Vantagens)
    Cargo: Diretor de Arte
    Período: 2006 – 2009
    Experiência:
    Desenvolvi projetos de comunicação visual em parceria com a Universidade Estácio de Sá, com foco nos alunos da instituição. Criamos a marca Clube de Vantagens, e todo o aparato de comunicação visual para o produto, ou seja, os portfólios de apresentação, as telas de slides, as campanhas de email marketing, os flyers e folders, cartões de visita e books de informação. Após dois anos passei a Diretor de Arte Pleno, liderei um time com um diretores de arte junior e outros cinco designers gráficos, criando e desenvolvendo as direções de arte que alimentaram a comunicação institucional e comercial do Clube de Vantagens.

  • 2003 - Designer Gráfico - Freelancer

    Empresa: Designer Gráfico Freelancer
    Cargo: Designer Gráfico
    Período: 2003 – 2004
    Experiência:

    Atendi agências de publicidade do Rio de Janeiro como a Skdun, Pandé, Pulse, DMD7 e em São São Paulo como Manga, Spice Design e Granza Design, desenvolvendo: direção de arte para campanhas, impressos para revistas, jornais e outdoors. Participei da criação de embalagens de produtos para marcas como Nestlé, Dove e Gillete, participei da criação de anúncios impressos para Reef e Quiksilver.

  • 2000 - Supervisor - TELEMAR

    Empresa: TELEMAR – Empresa de Telefonia Telemar 
    Cargo: Supervisor
    Período: 2000 – 2002
    Experiência:

    Após passar pelo departamento de comunicação e marketing, e de desenvolver papeis importantes nos departamentos de comunicação e atendimento ao cliente, fui integrado ao quadro de supervisores da empresa para desempenhar o trabalho de desenvolver equipes de atendimento do telemarketing de produtos por seis meses. Passei pelo departamento de retenção e depois pelo departamento de suporte técnico como supervisor de equipes. Após doze meses, voltei ao departamento de comunicação e marketing convidado pelo meu diretor regional para assumir o papel de supervisor junior de comunicação e marketing, onde foi possível desenvolver campanhas e elementos de apoio a campanhas de marketing e publicidade, trabalhando diretamente com as agências contratadas, servindo nos campos da criação, arte, redação publicitária e textos comerciais.

  • 1999 - Estagiário de Comunicação - TELERJ

    Empresa: TELERJ – Empresa de Telecomunicações do Estado do Rio de Janeiro
    Cargo: Estagiário de Comunicação
    Período: 1999 – 2000
    Experiência:

    Desenvolvi diversas atividades relacionadas a comunicação institucional voltadas para suprir as demandas do departamento de marketing e endomarketing da cia. Fui assistente do diretor regional de comunicação e marketing. Desenvolvi habilidades nas áreas de relacionamento institucional, supervisão de equipes e treinamento para atendimento ao cliente. Cumpri um período de quatro meses no departamento de telemarketing, conheci os sistemas de atendimento e participei da transição para novas tecnologias. Participei como assistente no treinamento de novos times de atendimento.

  • 1996 - Assistente de Comunicação

    Empresa: Seguros Associados
    Cargo: Assistente de Comunicação
    Período: 1996 – 1998
    Experiência:

    Nesse período desenvolvi no departamento de marketing da cia diversas atividades relacionadas com redação publicitária, arte para anúncios de revistas,  jornais e ilustrações de arte para divulgação de palestras dos associados.

  • 1994 - Assistente de Revelação Fotográfica - Cintia Foto

    Empresa: Cíntia Foto
    Cargo: Assistente de Revelação Fotográfica e Microlaboratório
    Período: 1993 – 1995
    Experiência:

    Essa foi uma das minhas primeiras experiências profissionais, onde aprendi muito sobre os fundamentos da fotografia, cores e colorização. Como assistente de revelação fotográfica e mini laboratório, recebi cursos de capacitação para reconhecer cores e seus espectros, iluminação, filmes, química e processos de revelação fotográfica. Também foi um campo excelente para desenvolver habilidades publicitárias, abrindo textos de chamada comercial para as lojas da empresa e criando os displays de anúncio para produtos e promoções.

  • Prêmios e Indicações

    Prêmio: Top XXI Design Brasil
    Ano: 2015
    Categoria: Branding
    Projeto: Reposicionamento da marca para o restaurante Sabor & Fé

    _____________________________________________________________

    Prêmio: Troféu Destaque Carioca
    Ano: 2014
    Categoria: Destaque
    Projeto: Criação da Marca Personalizada em Comemoração aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro

    _____________________________________________________________

    Prêmio: Wave Fesival in Rio
    Ano: 2014
    Categoria: Design Gráfico
    Projeto: Embalagem Nestlé Fitness

    _____________________________________________________________

    Prêmio: A’ Design Awards & Competition
    Ano: 2012
    Categoria: Design Gráfico e Comunicação Visual
    Projeto: Sistema de Identidade Visual – Rio Design Hotel

    _____________________________________________________________

  • Palestras e Seminários

    Evento: Recomendo em USA
    Ano: 2017
    Palestra: Marca ou Desenho? Como construir uma marca valiosa começando pelo seu logotipo.

    _____________________________________________________________

    Evento: Empresas que Pensam Grande
    Ano: 2015
    Palestra: Pequena Empresa Design Grande. Como deixar o seu negócio mais evidente usando o design como ferramenta de comunicação estratégica.

    _____________________________________________________________

    Evento: Design Culture Talks
    Ano: 2014
    Palestra: Design de Conteúdo para Mídias Digitais. Como montar a sua direção de arte.

    _____________________________________________________________

    Evento: Encontro de Negócios – A Força da Criatividade no Turismo do Rio
    Ano: 2014
    Palestra: Usando o Design Estratégico para Ampliar o Valor do Negócio

    _____________________________________________________________

    Evento: Design Cristão
    Ano: 2013
    Palestra: Design Cristão. Aprenda com quem faz.

    _____________________________________________________________

This post is also available in: Inglês